sexta-feira, 10 de julho de 2009

Reflexões sobre o Orkut


Há quem diga que o Orkut é um instrumento virtual maléfico, que a empresa que o criou tem intenções de investigar a vida privada das pessoas, ou ainda, que é um recurso para a divulgação e apologia à pornografia infantil, ao nazismo, ao fascismo, à práticas ditas insanas e ilegais de um modo geral. Bem, como se divulga na mídia, há sim seres considerados “humanos” que realmente se utilizam de sites de relacionamento como o Orkut para a vinculação de materiais e ideais absolutamente incoerentes, ilegais, imorais. Mas ponderemos: desde que o Homem é Homem existe pedofilia; muito antes do surgimento da internet o nazismo, o fascismo, as drogas, as práticas incestuosas, padres pedófilos (os índices de HIV dentro dos monastérios atuais são amedrontadores) e outros comportamentos já existiam. Só que, da mesma forma que, atualmente, as informações são divulgadas e propagadas quase que instantaneamente pela internet, antes do advento do mundo cibernético tais fatos tenebrosos eram fácil e sumariamente abafados, “esquecidos”, porque não era conveniente a divulgação. E comprovar isto é muito fácil: basta consultar uma boa biblioteca de história (virtual ou real) para perceber que alguns seres humanos são safado e descarados desde antes do homo erectus.
Não estou, de forma nenhuma, tentando justificar estas práticas absurdas só porque são históricas. Mas há sim de se parar com o discurso midiático extremamente hipócrita e esquizofrênico de que a culpa destes crimes hediondos é da internet, do Orkut. Não, a responsabilidade é do Homem e da sua loucura fértil .
Cuidados são sim fundamentais ao se manipular os sites de relacionamento. Não faltam insanos e seus “print-screen”, que manipulam e alteram imagens alheias, com o intuito muitas vezes ingênuo de brincadeiras, mas que podem causar sérios danos morais irreparáveis (quebrar a guia, como se diz aqui na Bahia).
Aproveitemos e nos regozijemos aos encantos e às maravilhosas oportunidades que o Orkut proporciona. Duvido que ninguém nunca reencontrou um velho e grande amigo de infância, um ex-vizinho querido e esquecido pelo tempo, um parente distante através do Orkut. Sem esta valiosa, porém muitas vezes mal aproveitada, ferramenta seguramente seria muito difícil, impossível eu diria, reestabelecer contatos com pessoas que foram (e ainda são) tão importantes e imprescindíveis em nossas vidas.
Dedico esta reflexão a vários amigos que reencontrei graças a ele, o Orkut. Minha amiga Dina Maria que o diga!
by RAPHAGUS